top of page
outono_site_edited.jpg

MEDITAÇÃO - o coração do yoga


ree

Todas as práticas que acontecem numa aula de yoga,, asanas ( posturas), pranayamas (respiração), savasana ( relaxamento) tem a a finalidade de preparar o praticante para sua experiencia intima de estar consigo mesmo, num estado de entrega, prepará-lo para meditação.

Durante todo o desenrolar da prática, o objetivo é perceber-se, a despeito das circusntâncias externas, estar presente na pose, na respiração, ajustando o corpo para se aquietar e se colocar diante de seus pesnamentos e emoçoes, e caminhar para a meditação.


Meditação NÃO é parar a mente! É da natureza da mente, o movimento!


Meditação é treinar o foco, resultando numa concentração da consciência que leva o praticante a não ficar refém dos pensamentos e emoções. A partir daí, no cotiiano da vida, você tem a chance de se relacionar com sua verdadeira identidade, percebendo se seus pensamentos, seus hábitos, seus padrões, suas escolhas são realmente seus, oriundos de quem você É, ou se originam de uma construção mental, muitas vezes subconsciente, advinda do que você recebeu de aprendizado dos seus pais. educadores, pares, comunidade social, ancestralidade. E dessa percepção você pode corrigir o rumo da vida dentro e fora de você.


A mente acaba por se adequar a uma vida mais segura e equilibrada porque começa a funcionar a partir da sua verdade, da sua essência, do seu verdadeiro Eu.


E como qualquer aprendizado, exige técnica, prática, esforço, constância. Exige tempo.

Os resultados são diversos e muito pessoais e individuais.

O esforço vale a pena, palavras e intelectualizações não podem ser usadas para descrever com exatidão esse processo.


Por fim, o resultado ultimo da meditação dentro da filosofia do yoga é moksha, libertação,iluminação espiritual, transcendência do fenômeno de existir, mas aí já é outra conversa!







 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page