Sofrimento
- fabiferreiraao
- 8 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Trago esse tema aqui,de forma bem simplista mas com a intenção de provocar uma reflexão honesta e mais aprofundada do leitor curioso
De acordo com o Yoga Sutra, escritura considerada a mais importante da história do Yoga que sintetiza, organiza o conhecimento e descreve sobre a prática, são cinco as causas do sofrimento e dentre elas,uma é a causa de todas as outras.
A causa que gera todo sofrimento é a AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO ( Avidya) - a má compreensão da realidade,a ignorância quanto a nossa verdadeira natureza , é o engano de tomar o irreal como real, o que é transitório como eterno, é confundir os contèudos da mente com a consciência, é o engano sobre quem nós somos, a confusão gerada entre o que Eu sou e o que é Meu.
Exemplo: o seu corpo é seu, não é você;
o seuensamento é seu, não é você;
o seu sentimento é seu, não é você
...
Muitas vezes confundimos o que é o EU com o que é MEU, e isso é a causa inicial de todo sofrimento.
Seu corpo, seu pensamento, seu sentimento são seus mas não são você.
Você pode escolher se identificar com eles ou não. E sim, existe a opção, por mais trabalhosa que seja, de não se identificar.
Eu sou incompetente. na verdade, o correto é: eu tenho um sentimento ( MEU) de que não tenho competência.
Pode parecer redundante ou simplesmente terminologia diferente para dizer a mesma coisa, aí está o engano ( avidya, a causa primordial do sofrimento) porque você passa acreditar que É aquilo que é tão somente um sentimento que você tem. Você não é seu sentimento, lembra?
A partir desse engano,você vai agir, vai viver baseado numa premissa falsa, ilusória, numa identificação errônea. Esse engano, essa ignorância, essa ilusão,essa falta de conhecimento, na tradição do Yoga, é a raiz de todo sofrimentomento.
Faça esse exercício de, mentalmente, sem julgamento, de forma gentil, discriminar o que é SEU do que É você.
E verifica se consegue chegar na resposta: QUEM EU SOU?

/




Comentários