top of page
outono_site_edited.jpg

Yamas e Nyamas: comportamento em relação a nós mesmos e aos outros


Yoga não pode garantir este ou aquele benefício particular, mesmo se for praticado com dedicação. Yoga não é a receeta para diminuir sofrimento, embora possa oferecer ajuda em uma mudança de atitue, para que tenhamos menos avidya (ignorância, engano )e, portanto maior libertação de duhkha (sofrimento).


O que podemos contar é com a possibilidade de obter da nossa prática de yoga uma mente mais serena. No entanto, algo muito pessoal acontece no momento certo, e deve nos tocar profundamente para que queiramos parar, pensar e mudar o curso das nossa ações .

O Yoga-Sutra de Patanjali, texto clássico que organizou o conhecimento do yoga, apresenta 8 ferramentas para que o praticante descubra e realize sua verdadeira natureza: yama, niyama, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana, samadhayah.


Yama e Nyama tratam das nossas ações, da nossa atitude social e do nosso estilo de vida, de como interagimos com outras pessoas e com o ambiente e como lidamos com nossos problemas pessoais.


Todas essas coisas constituem uma parte do yoga mas não podem ser praticadas. O que podemos praticar são asanas e pranayamas que nos tornam conscientes de onde estamos, em que nos sustentamos e como olhamos para as coisas.


YAMA é atitude que temos com as coisas e pessoas ao nosso redor, o relacionamento com o que é externo a nós, NIYAMA é o relacionamento consigo mesmo, com que é interno.


Do livro: O coração do Yoga - T.K.V. Desikachar


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page