Yoga é para todos(as)!
- fabiferreiraao
- 31 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2023
No ocidente, a prática do yoga se popularizou, dando importância primordial à parte física, com ênfase nas posturas. Nesse contexto, a visão equivocada acabou por restringi-la a uma parte das pessoas: àquelas que têm habilidades para desenvolver as posturas. E ainda, muitas vezes, é confundida com religião ou misticismo.
É essencial frisar que yoga NÃO é exercício físico, religião, ou misticismo.
Este artigo não tem a pretensão de trazer definições tradicionais, ou contemporâneas, do que é yoga. Seria presunção, já que tamanha é a profundidade do assunto. No entanto, somente para ilustrar, trago algumas delas:
" Yoga é o controle das oscilações da mente". (Yoga Sutra)
"Yoga é a manutenção estável dos sentidos". ( Bhagavad Gita)
"Yoga é a ciência do bem-viver, deve ser incorporada à vida diária. Trabalha todos os aspectos do individuo: físico, vital, emocional, psíquico e espiritual" (Swami Satyananda Saraswati)
O intuito aqui é simplesmente desmistificar que a prática de yoga é para um grupo seleto de pessoas habilidosas fisicamente, ou evoluidas espiritualmente, ou hippies, ou que buscam uma vida alternativa, ou vegetarianos, zen...
Yoga é para qualquer pessoa que deseje encontrar a sua força interna, verdadeira, para lidar com sua realidade, com seu cotidiano.
Seja sua demanda uma doença fisica, desde o mal estar da insônia, até doenças graves, mentais (todos os transtornos do nosso tempo, depressão, ansiedade, etc), relacionamento com o outro, com você mesmo, com o trabalho, seja por um esvaziamento de sentido.
Toda e qualquer demanda pode ser melhor compreendida, atravessada quando você encontra sua força interna. Yoga é uma forma que, por meio de ferramentas, como posturas, respiração, relaxamento, meditação, mantras, proporciona essa busca que vai apoiar e alicerçar o praticante fortemente a viver a vida com mais consciência, plenitude, tranquilidade, clareza para além das suas demandas.
Por isso, se você está VIVO(A), você está apto(a) a praticar yoga.
Yoga é um caminho aberto para todos(as).





Comentários